Se costuma conduzir na cidade não seja multado, certamente já se deparou com parquímetros fora de serviço, impossibilitando-o de efectuar pagamento pelo lugar de estacionamento.
Não seja Multado pelo parquímetro avariado. Muitos recorrem à solução mais óbvia que é deixar uma nota escrita no interior do veículo com a mensagem de que o parquímetro está fora de serviço, mas essa não é solução correta de proceder caso não seja possível introduzir moedas no parquímetro.
Primeiro deve certificar-se de que está numa zona regulada com parquímetro e que está no horário de funcionamento do mesmo – Existem zonas onde os lugares de estacionamento são pagos em certos horários ou dias da semana.
Se chegar à máquina e ver que está fora de serviço, não deixe apenas um papel com a mensagem da avaria dentro do carro a dizer que a máquina está fora de serviço ou avariada, certamente isso não o ilibar de uma multa de estacionamento.
Caso exista uma outro Parquímetro perto, a solução será recorrer a esse. Caso não exista ou esteja também avariado, o que deverá fazer é ligar para o número da entidade gestora do parqueamento, reportando a avaria do parquímetro, dando o número do mesmo todos os parquímetros têm um número de identificação. Diga também a zona em que se encontra.
Durante a chamada identifique o seu veículo pela matricula e deixe também uma mensagem num papel no interior do carro a indicar que contactou entidade responsável à hora ‘x’ e que referiu a avaria do parquímetro. O contacto entre os funcionários da entidade com a central evitará a sua multa.
Recorde-se que a multa de estacionamento varia entre os 30 e os 150 euros caso não tenha um bilhete válido de parqueamento, incorrendo numa contra-ordenação por estacionamento abusivo ou indevido (artº. 163 do Código da Estrada), sendo leve e sem lugar à perda de pontos na carta de condução.
Leia também –> Conheça as infracções e os valores das multas do código da estrada